Mesa-redonda debate os 35 anos da Constituição Federal

Em 5 de outubro de 2023, dia em que a Constituição Federal completou 35 anos – e por isso é considerada a mais duradoura da história republicana do Brasil, o Lembrar promoveu, em parceria com o Museu da República, uma mesa-redonda para falar da relevância e atualidade deste documento. Participaram a advogada e historiadora Elizabeth Sussekind, do Centro Pró-Memória da Constituinte, e o advogado David Araújo, do Núcleo Interamericano de Direitos Humanos da UFRJ e do Laboratório de Estudos Interdisciplinares sobre América Latina da UFF. O evento contou com a mediação da integrante do Lembrar, a professora Lucia Santa Cruz.

No evento também foi lançada na plataforma Google Arts & Culture a exposição “35 anos da Constituição Cidadã”, dividida em duas partes: cultura, meio ambiente, indústria, universidade e mulheres, crianças, indígenas e negros.

Para conhecer as duas partes da exposição, acesse este link.

A exposição, com curadoria do Lembrar, reúne cartazes produzidos por organizações da sociedade civil que fazem parte do acervo do Centro Pró-Memória da Constituinte, da extinta Fundação Nacional Pró-Memória, hoje no Museu da República. Durante o processo de produção da Constituição, houve intensa mobilização da população por democracia, direitos humanos e justiça social. A seleção dos cartazes apresenta um pequena amostra do que foi esta movimentação e dos temas que pautavam o debate público.

Da esq para dir: professoras Lucia Santa-Cruz, Isabella Perrotta e Mirella Migliari (Lembrar), advogado David Araújo e historiadora e advogada Elizabeth Sussekind.