Glossário de Branding

Já está disponível para download o Glossário de Branding desenvolvido pelas pesquisadoras do Lembrar Isabella Perrotta, Lucia Santa-Cruz e Ingrid Bükmann, com o apoio da estudante de graduação em Comunicação e Publicidade da ESPM, Ana Brasil, como assistente de pesquisa e redação.

A publicação começou a ser construída como trabalho coletivo, dentro da disciplina Branding e Comunicação Multissensorial, que Perrotta e Santa-Cruz ministraram no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa da ESPM-Rio, no segundo semestre de 2021. Para esta edição final, as duas professoras convidaram a egressa do mesmo Programa, Ingrid Bükmann (designer com larga experiência em gestão de comunicação institucional), para colaborar na edição e produção de conteúdo, e contaram com a participação de Ana Brasil.

Na introdução do Glossário de Branding, as pesquisadoras afirmam que, “de certa forma, esta publicação dá continuidade ao livro Marcas, Memória e Representação, que organizamos em 2017, cuja introdução – que se apresentava com o título “Muito além de um nome ou logotipo” – tentava mostrar o quanto este campo criativo, que dá identidade às organizações, se modificou nas últimas décadas. Não só em relação à sua abrangência de atuação, mas também aos seus conceitos e nomenclaturas. Conceitos e nomenclaturas que agora reunimos”.

Glossário de Branding © 2023 by Perrotta, Isabella; Santa-Cruz, Lucia; Büchmann, Ingrid is licensed under CC BY-NC-ND 4.0