Lembrar tem banca à distância

Em tempos de isolamento social, causado pela pandemia de COVID-19, o mestrando Marden do Vale Nascimento, integrante do Lembrar, passou pela primeira banca virtual de apresentação de trabalho final do Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa (MPGEC). Sua pesquisa ATELIÊ FOTOGRÁFICO: o ensino-aprendizagem de fotografia na formação de trabalhadores criativos foi apresentada pelo aplicativo de teleconferências zoom, no dia 26 de março, para uma banca composta pelos professores Luiza Novaes, da PUC Rio, João Luiz de Figueiredo Silva, do MPGEC, e a orientadora Lucia Santa Cruz.

Como resultado da pesquisa,  o mestrando produziu o protótipo de um método reaplicável de ensino-aprendizagem de linguagem fotográfica para estudantes do ensino médio regular, orientado para a leitura e produção de fotografias utilizando smartphones. O método, intitulado Ateliê Fotográfico, foi desenvolvido como uma tecnologia social – com baixo custo de implantação, possibilidade de reaplicação (adaptação a diferentes contextos), e ausência de patente, além de atender às competências gerais da BNCC (Base Nacional Curricular Comum) para operar com estudantes do ensino médio. Marden destacou que as competências gerais desenvolvidas no Ateliê Fotográfico são: pensamento crítico e criativo, repertório cultural, comunicação e empatia e cooperação.

Add a Comment