Relatório de 2019

O que fizemos em 2019?

Apresentamos 6 trabalhos nos seguintes eventos científicos:

Compós 2019

III Simpósio Internacional Comunicação e Cultura: Aproximações com Memória e História Oral – Diálogos entre Brasil e México

16th International Conference of the Society for Global Business & Economic Development (SGBED)

15th AIMAC – International Conference on Arts and Cultural Management

II SIEC – II Seminario Iberoamericano de Economia de la Cultura

Organizamos um livro pioneiro no Brasil

Nostalgias e mídia: no caleidoscópio do tempo

Escrevemos 6 capítulos de livros

Publicamos 5 artigos em periódicos científicos

Publicamos 5 artigos em veículos de comunicação

Organizamos 2 Dossiês na Revista Diálogo com a Economia Criativa

Organizamos palestras, congressos e eventos

IX Seminário de Economia Criativa

Pré-estreia do episódio final da série Memórias do Podcast Vida de Jornalista

The Storyteller Who Survived’: a crise grega através de seu maior blockbuster Worlds Apart [Mundos Opostos], de Christopher Papakaliatis (2015)

Participamos de 5 bancas de mestrado, 13 bancas de graduação

Estamos orientando 5 mestrandos

3 mestrandos defenderam suas pesquisas

Orientamos 2 projetos de Iniciação Científica e 1 projeto de Jovens Talentos

Desenvolvemos 3 projetos de extensão

Supervisionamos 7 episódios do podcast MIS Conta, do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro

Supervisionamos 12 reportagens de rádio em convênio com a Rádio CBN Rio

Produzimos 3 pareceres técnicos

Projetos para 2020

I Congresso Iberoamericano Interdisciplinar de Economia Criativa – estamos participando da organização deste congresso, que acontecerá em setembro de 2020, promovido pela Rede Iberoamericana de Economia Criativa, da qual o Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa (MPGEC) faz parte.

P&D 2020 – principal congresso acadêmico da área de Design, o P&D de 2020 será uma promoção conjunta da ESPM e da ESDI. O Lembrar participa da comissão organizadora.

Memória ESPM 70+

Projeto de memória institucional para a ESPM, baseado em acervo e história oral, com objetivo de realizar açoes comemorativas dos 70 anos da ESPM e iniciar ações para os próximos anos da Escola do ponto de vista da construção da Memória ESPM.

Desenvolvido em parceria com o GP Mnemon, da ESPM SP.

Coordenação: Lucia Santa Cruz (Lembrar) e Mônica Rebecca Nunes (Mnemon)

Integrantes: Isabella Perrotta

Luiz Nascimento

Marcelo Boschi

Mônica Rebecca Nunes

Carolina Souto Vieira

Antigos Mercados do Rio: 1820 – 1920 – 2020. Resquícios urbanos

No âmbito da programação cultural paralela ao 27º Congresso Mundial de Arquitetos RIO2020UIA, que aconteceria no Rio de Janeiro em 2020 (adiado para 2021), o projeto prevê o desenvolvimento de um exposição que vai considerar os anos de 1820, 1920 e 2020 como pontos centrais de três períodos históricos que serão tratados pelo ponto de vista do desenvolvimento do comércio no Centro da cidade do Rio de Janeiro, e do traçado urbano consequente a ele.

O Projeto tem parcerias com instituições como: Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, Instituto Moreira Sales, Arquivo Geral da Cidade e Centro Cultural dos Correios

Além de exposição, o projeto prevê catálogo e mesas redondas.

Em andamento desde 2018.

Isabella Perrotta (coordenadora)

Ricardo Pimentel (egresso)

Vera Zunino Rosa (egresso)