Relatório 2017-1

Relatório de atividades do LEMBRAR – Laboratório de Estudos de Memória Brasileira e Representação

Primeiro semestre 2017

O Lembrar realizou oito reuniões no primeiro semestre de 2017. Nelas, foram desenvolvidas atividades estabelecidas no planejamento elaborado em 2016.2, como os seminários internos sobre as referências bibliográficas das temáticas relacionadas ao laboratório e os grupos de leitura.

Na última reunião do semestre, o laboratório contou com a participação da prof. Angela de Castro Gomes, da FGV Rio, que fez uma palestra sobre História e Memória hoje.

O Laboratório também participou do 1º Encontro Nacional Modos de Ver, organizado em maio pelo Grupo de Pesquisa Modos de Ver (ESPM/CNPq), em parceria com o Departamento de Cinema e Vídeo e o Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual  da Universidade Federal Fluminense (PPGCine-UFF). A prof. Talitha Ferraz, integrante do Lembrar, foi uma das coordenadoras gerais do evento. A prof. Lucia Santa Cruz, líder do Laboratório, fez parte da Comissão Organizadora. E a mestranda Vera Zunino, também membro do Lembrar, apresentou o trabalho “Imperator: de cinema a centro cultural, mais uma história de ressignificação com a remodelação do espaço arquitetônico e criação de uma marca”.