Ensino experiencial: desenvolvendo o talento artístico inerente a prática profissional

Manoela Maia Soares (ESPM Rio)
Resumo: O enfoque da pesquisa é qualitativa e o método eleito e utilizado para o desenvolvimento do trabalho foi o estudo de caso.
O universo da pesquisa situa-se no âmbito da escola Hyper Island, que nasceu na metade dos anos 90, na Suécia. A escola tem como propósito apoiar pessoas e organizações a serem protagonistas de seu futuro, através de jornadas de aprendizagem em grupo que focam na aprendizagem experiencial colaborativa, com muita reflexão. Um dos desafios da aprendizagem experiencial para a escola é conseguir empoderar as turmas para elas mesmas percorrerem o momento da jornada de forma autônoma, facilitada pelos seus mentores.
Será apresentado os conceitos da Economia da Experiência (PINE & GILMORE, 1999); Teoria da Aprendizagem Experiencial (KOLB, 1984); Prática Reflexiva e Talento Artístico Profissional (SCHÖN, 2000); Economia Criativa e Profissional Criativo (FLORIDA, 2011) e (HOWKINS, 2001).
O intuito deste trabalho é, analisar o ensino experiencial no desenvolvimento do talento artístico inerente a prática profissional como forma de apoiar o desenvolvimento da economia criativa, impulsionada pelo profissional criativo. Além disso, buscou-se analisar o referencial criativo da empresa na aplicação do ensino experiencial e a percepção do estudante para com este método de ensino. Segundo Schön (2000), o talento artístico profissional, são as competências que os profissionais demostram em certas situações da prática profissional que são únicas, incertas e conflituosas.
Como instrumento privilegiado de escolha de dados, utilizamos entrevistas semi-estruturadas realizadas com ex-alunos, da Hyper Island Brasil, configurando um universo de 33 respondentes ex-alunos.
O trabalho foi dividido em duas categorias de análise, a partir do objetivo da pesquisa, com o propósito de conhecer, o referencial criativo da empresa na aplicação do ensino experiencial e de coleta da percepção do estudante para com o método de ensino e as habilidades e competências desenvolvidas no curso, cuja condução foi experiencial. O tratamento dos dados e interpretação permitiu uma análise detalhada, reflexiva e crítica, em que foram cruzados com os teóricos estudados.
Os resultados apurados na pesquisa apontam para a efetividade do ensino experiencial para o desenvolvimento do talento artístico do profissional, evidenciando o desenvolvimento de competências importantes, segundo os próprios ex-alunos da escola. Como competências e habilidades mais destacadas pelos ex-alunos, podemos destacar – “capacidade de se reinventar/mudar” apresentando um resultado de 67% (28 respondentes), “criatividade e olhar diferenciado” apresentando um resultado de 57% (20 respondentes) e “mindset digital” apresentando um resultado de 45% (15 respondentes).
O estudo indicou que a aprendizagem experiencial se aproxima das tendências contemporâneas de engajamento e criação, que destacam o papel do pensamento reflexivo para a melhoria da qualificação do profissional, apoiando o desenvolvimento do talento artístico.