Uma Metodologia de Desenvolvimento para um Jogo de Educação Corporativa
Autores: Mirella De Menezes Migliari; Mônica Assis Marques Barbosa
Data: 2024
Breve resumo: Este artigo apresenta os métodos provenientes da ergonomia informacional utilizados para o desenvolvimento do jogo de cartas Conversas Produtivas, destinado à educação corporativa, dentre outros. A pesquisa se insere no campo do design informacional e sua interface com o ensino-aprendizagem. O jogo foi aprimorado como projeto de Mestrado por meio de pesquisa bibliográfica, levantamentos de dados primários e análises detalhadas para desenvolvimento tanto do conteúdo como da programação visual das cartas. Foram aplicados o Teste de Produção e o Teste de Eleição para orientar o design do artefato, com o objetivo de avaliar uma variedade de ícones e ilustrações que retratavam soft skills e diversidade, focando na compreensibilidade. Finalmente, as cartas foram testadas em grupos focais de usuários finais, que forneceram feedback para melhorias no design informacional. A combinação de métodos utilizados demonstrou ser eficaz no aprimoramento das cartas do jogo e podem ser replicados a outros projetos.
Link: https://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/article/view/54213/41221