Economia criativa no jornalismo: uma pauta ou uma agenda?

2024 – Atual 

Descrição: O objetivo da pesquisa é identificar os significados atribuídos pelo jornalismo brasileiro à expressão Economia Criativa. Para isso, o estudo pretende mapear a partir de que contexto a Economia Criativa se torna uma pauta para os veículos jornalísticos no Brasil, isto é, busca-se descobrir quando os meios de comunicação começam a empregar a expressão e quais as condições e o cenário para que o termo tenha passado a fazer parte do vocabulário jornalístico. A constituição do corpus a ser analisado envolve os três portais jornalísticos brasileiros mais acessados (Globo.com, Uol e R7). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, de cunho exploratório, que poderá se desdobrar, num segundo momento, numa investigação sobre quando o Rio de Janeiro passou a ser retratado pelos veículos jornalísticos como cidade criativa ou pólo criativo. 


Situação: Em andamento. 

Natureza: Projetos de pesquisa. 

Integrantes: Lucia Santa-Cruz (Responsável). 

Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ-FAPERJ. 

Número de orientações: