Comunicação organizacional e economia criativa: um olhar sobre o Complexo Cultural da Marinha do Brasil no Rio de Janeiro

Autor: Lorena Fraga Costa Moulin. 
Orientadora: Lucia Santa-Cruz 
Data: 15 de Março de 2021 


Breve resumo: Esta pesquisa exploratória objetiva identificar como o Complexo Cultural da Marinha do Brasil, um circuito de equipamentos que engloba museus, passeios, áreas de exposições e peças históricas, no centro da cidade do Rio de Janeiro, utiliza a Comunicação Organizacional para a promoção da Economia Criativa na Região. Muito embora estes equipamentos culturais já estivessem em funcionamento desde meados do século XX, após as obras de reestruturação da região portuária da cidade, empreendidas em função das Olimpíadas de 2016, as opções culturais da Marinha ficaram mais visíveis à população. O trabalho relacionados elementos da Economia Criativa “cultura”, “patrimônio”, “desenvolvimento” e “território criativo” com os equipamentos culturais da Marinha. Além disso, o estudo também integra essa abordagem aos conceitos de Comunicação Organizacional e de Comunicação Pública. Por meio de pesquisa bibliográfica e documental, entrevistas em profundidade semiabertas, com procedimento técnico de análise de conteúdo, conclui-se que as atividades culturais da MB no Corredor Cultural do RJ estimulam o desenvolvimento da Economia Criativa na região; os bens culturais da MB no Corredor Cultural do RJ reforçam aspectos positivos da reputação da Marinha no País; e os equipamentos culturais do Complexo são ferramentas de Comunicação Pública. Concluiu-se ainda que os projetos de memória organizacional da Marinha podem ser operacionalizados como estratégia de comunicação, além de identificar o patrimônio como Comunicação Pública. A pesquisa mostrou que o Complexo auxilia na manutenção de cidadãos naquela região, por meio de seus equipamentos culturais. Observa-se ainda que o Complexo Cultural da Marinha preserva, valoriza e difunde o patrimônio histórico tanto da Força Armada quanto do Brasil, estímulo esse fornecido à Economia Criativa na cidade carioca, e, por consequência, ao desenvolvimento da região. 


Link: http://tede2.espm.br/handle/tede/598