Mapa Mental e Outras Ferramentas Criativas na Atividade Profissional do Propagandista da Indústria Farmacêutica

Autor: Luiz Cláudio Dias Rangel Filho

Orientadora: Isabella Perrotta, 
Banca completa: Ligia Medeiros (ESDI/UERJ), Marco Aurélio Rodrigues (ESPM) 
Data: 31 de agosto de 2023 


Breve Resumo O trabalho aborda a relação entre a economia criativa e a profissão de propagandista médico, destacando as interseções existentes entre as duas e propondo a utilização de ferramentas criativas no dia a dia do propagandista. A economia criativa, como campo, está baseada no talento e criatividade das pessoas, e a profissão de propagandista exige comunicação eficaz e habilidades de relacionamento interpessoal com o cliente. Defende-se aqui, então, que a criatividade pode ser um poderoso aliado desta relação. Neste sentido, trabalhou-se com o conceito de “talento artístico profissional”, definido por Donald Schön – competência pela qual profissionais de qualquer área podem dar conta de zonas indeterminadas de suas práticas profissionais – e as teoria de “prática reflexiva”.


Link: https://tede2.espm.br/handle/tede/742